PSOL-SC realiza planejamento para Eleições 2026 com Foco na Ampliação e Unidade da Esquerda

Florianópolis, 23 de novembro de 2025 – A Direção Executiva Estadual do Partido Socialismo e Liberdade em Santa Catarina (PSOL-SC), em conjunto com membros do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE), realizou neste domingo (23) uma reunião estratégica para definir o planejamento e a tática eleitoral para as eleições de 2026.

O encontro contou com a presença de importantes lideranças do partido, incluindo o vereador em Florianópolis e pré-candidato a governador Afrânio Boppré.

O PSOL tem demonstrado um acelerado crescimento em Santa Catarina, marcado pelo aumento expressivo no número de filiações e pela abertura de novos diretórios. Esse crescimento foi consolidado nas eleições de 2022, quando o partido colaborou efetivamente para a ida da candidatura de Décio Lima (PT) para o segundo turno, através da política de unidade para derrotar a extrema-direita, e elegeu, pela primeira vez na história, um deputado estadual: Marquito. A coerência política, o crescimento e enraizamento nas diferentes regiões do estado e a viabilidade eleitoral colocam o PSOL no lugar de alternativa real para diversos ativistas de esquerda em Santa Catarina.

​“A pluralidade que define o PSOL nos permite apresentar diferentes representações e bandeiras de luta nas próximas eleições, com forte presença nos territórios e movimentos sociais”, destacou Lea Medeiros, presidenta do PSOL-SC.

​Construção da Unidade do Campo das Esquerdas

Um dos pontos centrais da reunião foi a decisão de reforçar a construção da unidade do campo das esquerdas no estado. O objetivo é apresentar uma alternativa coesa e competitiva para a disputa do Governo do Estado e do Senado Federal.

​“Santa Catarina não é um estado de maioria conservadora, como tentam mostrar. Já conquistamos vitórias eleitorais significativas para a esquerda aqui, e nosso gesto de grandeza em 2022 foi fundamental para levar uma candidatura progressista ao 2º turno pela primeira vez na história do estado. Podemos, juntos, disputar para valer as eleições majoritárias”, afirmou Afrânio Boppré.

​Metas para 2026

​Entre os desafios e metas prioritárias estabelecidas para o pleito de 2026, o PSOL-SC definiu: reforçar a unidade e a articulação para o palanque em apoio à pré-candidatura de reeleição do Presidente Lula, com a presença do PSOL na disputa majoritária, representado por Afrânio Boppré; buscar a ampliação da bancada do PSOL na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC); e conquistar uma inédita eleição para a Câmara dos Deputados, garantindo representação federal para as pautas do partido e dos movimentos sociais catarinenses.

Próximo
Próximo

Você já pode ler o programa político atualizado do PSOL